terça-feira, 4 de setembro de 2012

4º Concaic - as novas metas até 2014

Depois da sexta-feira, 31, inteira de atividades, de discussão e de revisão das metas tiradas no 3º Congresso do Caic, os 200 delegados da quarta edição do encontro formularam e elegeram a nova relação de metas a serem alcançadas até 2014. A votação aconteceu na manhã do sábado, 1 de setembro, no teatro do Caic. Alguns tópicos, como a implantação do Ensino Médio, se mantém entre os objetivos do centro desde o primeiro Concaic. A sistemática de trabalho nos grupos desta vez foi um pouco diferente: cada sala tinha a tarefa de avaliar os objetivos antigos e trabalhar na elaboração de apenas uma nova meta, sugerindo estratégias para atingi-la. Como resultado, foram estabelecidos dez itens com os quais a comunidade do Caic se comprometeu até o próximo congresso.

Metas aprovadas no 4º Concaic
Fonte: Comissão Organizadora do 4º Concaic


1 - Reestruturar os espaços físicos do Caic; Revitalização, construção e ampliação dos espaços internos e externos do prédio para qualificação dos tempos e espaços de aprendizagem.
 

2 - Promover uma efetiva articulação entre as áreas de saúde, educação e ação comunitária,

3 - Planejamento de forma coletiva e transparência de ações educativas e procedimentos de manutenção, limpeza, organização da entrada/saída/recreio das crianças, estabelecimento de regras, cumprimento das atribuições específicas de cada profissional, visando o comprometimento de cada um na sua função.

4 - Estabelecer coletivamente uma organização institucional, apresentando definições claras de comprometimento e comportamento condizentes com os espaços do CAIC, construídas a partir da necessidade de alunos, professores e servidores, visando o fortalecimento dos aspectos relativos à aprendizagem, à diminuição da indisciplina e a garantia do exercício da função de cada membro do CAIC.

5 - Aperfeiçoar o funcionamento do Centro de forma que as práticas pedagógicas, as ações da gestão, os processos disciplinares, a inserção nos projetos e o atendimento em saúde possibilitem aos estudantes melhor capacitação na sua formação básica. Reconhecendo e priorizando o centro como espaço de ensino e aprendizagem, superando visões e ações assistencialistas tendo como objetivo de trabalho a qualificação dos processos educativos das diferentes áreas do centro.

6 - Dialogar junto às autoridades competentes e cursos profissionalizantes a garantia da criação do Ensino Médio na Zona Oeste do município do Rio Grande.

7 - Criar estratégias de integração com as famílias visando garantir a meta 4 .

8 - Reestruturar o cardápio com uma alimentação mais atrativa, saborosa e saudável, qualificando as ações que envolvem a alimentação e a merenda construindo uma proposta de educação alimentar saudável.

9 - Qualificar os espaços do recreio, criando uma rotina de práticas na qual os limites fiquem claros para que haja respeito.

10 - Buscar junto aos órgãos competentes municipais o reconhecimento da função do profissional de Orientação Educacional.

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